SERPENT (FRA) no 18° Festival Se Rasgum (Belém/PA)
- Andre Torres
- 30 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de jul. de 2024
Por: André Torres
Existem alguns acontecimentos que ocorrem em ocasiões bem específicas e aquele(a) que é testemunha pode-se considerar uma pessoa privilegiada por ter presenciado tal feito. Hoje é possível dizer que o Festival Se Rasgum, o qual ocorre todo mês de novembro na cidade de Belém/PA e que este ano chegou à sua 18° edição (Enfim a maioridade!), tem sido um agente catalisador desse tipo de acontecimento. É o que pode-se afirmar diante da variedade de artistas que se apresentam no festival e que há alguns anos vem apostando também em artistas internacionais e acertando em cheio nas apostas em um cenário onde há pouquíssimos shows internacionais de gênero alternativo no norte do país.
No 2° dia do evento (Ocorrido dia 18/11/2023), quem estava à frente do palco coca-cola pôde presenciar a apresentação da banda Serpent, um quinteto vindo diretamente da França e formado por Lescop (Vocais), Wendy Killman (Bateria), Adrian Edeline (Guitarra), Martin Lefebvre (Guitarra) e Quentin Rochas (Baixo). Em sua primeira turnê brasileira, a banda desembarcou no país para uma sequência de três shows num circuito de festivais Norte-Nordeste a começar por Belém/PA (Festival Se Rasgum), em seguida indo para São Luis/MA (Festival BR135) e finalizando em Natal/RN (Festival Dosol) (...Ah os festivais de musica alternativa, como somos gratos por eles...).
A banda Serpent é bem recente e surgiu com uma proposta musical intitulada como "Post-Funk from Paris with Love" (Imagina só) e já conta com dois EPs lançados, o EP "Time to Rethink" (2021) e o mais recente trabalho "Dysfunktion" (2022) (No final do texto compartilho os links de ambos para vocês darem uma olhada).

Lescop - Serpent (Foto: André Torres)
Pois bem, na 2ª noite do "Se Rasgum", os integrantes prontamente subiram ao palco coca-cola às 21:45 já vibrando as graves cordas e agitando os pratos da bateria em um ritual de chamada de público para próximo do palco, em seguida iniciaram seu set list com as dançantes "Don´t Waste My Time" e "Dysfunktion", música título de seu segundo EP mencionado acima. Apenas nessas duas musicas, já era impossível ver o show e ficar parado ao mesmo tempo e aquele(a) que conseguia, estava no mínimo impressionado com a excelente presença de palco dos integrantes, e os excelentes riffs com suas bases ecoando em altíssimo e bom som.

Martin - Serpent (Foto: André Torres)
O show seguiu-se com "Sensation", "Lonely Freak" (Música de trabalho mais recente, inclusive há um video logo abaixo deles levando essa) e a divertida "Love/Hate" (Que tem um clipe bem massa disponível no youtube). A presença de palco de Lescop e a forte interação entre os integrantes é contagiante, eles sabem performar muito bem as suas canções que, ao vivo, era como se você jogasse os Talking Heads, o Gang of Four, o Devo e o Joy Division em um liquificador e batesse por duas horas. Muita energia envolvida!!

Adrian - Serpent (Foto: André Torres)
No bloco final do show, foram tocadas a popular "Distant Call", a dançante "Don´t Think Twice" (Essa que tem uma introdução de baixo muito foda!!) e finalizaram com a poderosa "Cold Sweat" (Não se enganem, o riff dessa fica na sua cabeça por cerca de dois dias).
Apesar de recente e, até então, desconhecida nas terras nortistas, a banda Serpent conquistou o publico desde a primeira canção do show! O som estava bem alto e nítido e a energia da banda foi sem igual, além deles trabalharem muito bem as pausas seguidas de esporro sonoro, performance constatada no final da apresentação que envolvia a transição entre o silencio e o barulho. Foi um acerto e tanto para o Festival trazer esta banda gringa que foi uma enorme surpresa para o publico, um show de deixar saudades.
SET LIST - SERPENT - 18° FESTIVAL SE RASGUM -- 18/11/2023
1 - DON´T THINK TWICE
2 - DYSFUNKTION
3 - SENSATION
4 - LONELY FREAK
5 - LOVE/HATE
6 - DISTANT CALL
7 - DON´T THINK TWICE
8 - COLD SWEAT
Conheça mais coisas a respeito nos links abaixo:



![Bandeiras levantadas no show do Cólera[SP] na Concha Acústica do Taquaral - Campinas/SP](https://static.wixstatic.com/media/16ba3f_ed9fba137a8a450abb12a018331e7c1b~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/16ba3f_ed9fba137a8a450abb12a018331e7c1b~mv2.jpeg)
Comentários